Preto & Branco

PGR presta contas aos deputados

A Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, desde quarta-feira na Assembleia da República, termina hoje, quinta-feira o seu informe anual aos deputados, esclarecendo sobre os grandes problemas de legalidade, corrupção e crimes que apoquentam o povo moçambicano.

A Procuradora Geral da República, Beatriz Buchili, debruça-se sobre a actividade realizada pelo Ministério Público no controlo da legalidade no período de Janeiro a Dezembro de 2019, tendo os deputados das três bancadas parlamentares, personificando o Povo, confrontações a apresentar que suscitam esclarecimentos.

Esta é a sua primeira aparição de Beatriz Buchili para o escrutínio da Casa do Povo sobre o desempenho da instituição que dirige, depois da sua recondução ao cargo de Procuradora-Geral da República. Entre outras questões, a PGR debruça-se sobre o controlo da legalidade, criminalidade, prevenção e combate à corrupção e o desempenho processual da instituição.

A batata quente que é a varra de arremesso dos deputados da oposição, mormente a Renamo e o MDM, é a situação dos sequestros e outros tipos legais de crime que preocupam os moçambicanos, como a delapidação de fundos do erário público, cuja justiça quase morre solteira e os bens delapidados nunca são recuperados.

Porque a dirigente marca presença depois de o país ter realizado eleições consideradas, por muitos, como fraudulentas, espera-se que a PGR esclareça o ponto de situação dos que foram responsabilizados pela fraude, e sobre a legalidade e os gastos efectuados pelo erário publico, impostos do cidadão moçambicana, para “salvar” o antigo ministro das Finanças, Manuel Chang, ainda detido na África do Sul, tido como o cabecilha do famigerado caso das dívidas ocultas.

Por parte da bancada maioritária um dos assuntos preocupantes é sobre os ataques nas zonas centro e norte do país, querendo perceber da PGR em que passo estão as investigações.

 


A Direcção Comercial da Edições Preto & Branco, empresa proprietária do Jornal Preto & Branco, vem informar que está aberta a novas subscrições e renovações de assinaturas para o ano 2020

Se estiver interessado em passar receber o pdf do Jornal Preto & Branco liga para 84 578 4731 envie e-mail para Alexandre.mabasso@jornalopovo.co.mz ou jornalopovo1@gmail.com

Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via whatsApp (84 578 4731) enviando primeiro, por mpesa, para este numero, 50 meticais.

 

Adicionar comentário

Leave a Reply