Preto & Branco

Filho da antiga ministra detido por burla

O filho da antiga governante (ministra e governadora), Helena Taipo, conhecido nos meandros por “jet set” esta a contas com a Policia desde sexta-feira da semana transacta, por alegada burla a um empresário beirense.

Enquanto a antiga ministra do Trabalho e posteriormente, governadora de Sofala e, depois, embaixadora de Moçambique em Angola, tem nas costas processos pesados de acusação de corrupção, o seu filho mete mais água.

A dor de mãe deve ser maior, ao saber que o filho, ainda na tenra juventude, cerca de 20 anos de idade, fora detido por agentes do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIIC) por aldrabar um empresário da praça, num caso que envolve valores na casa dos 14 milhões de meticais.

Segundo informações colhidas, Dudas Taipo, um jovem na casa dos 20 anos, foi detido na quarta-feira da semana passada, em Maputo, num caso de alegada burla.

A detenção de Dudas pelo SERNIC (Serviço Nacional de Investigação Criminal) foi ordenada depois de uma queixa do empresário beirense Ismail Ismail, do Grupo Uzeir, um conglomerado comercial sedeado naquela que é a segunda mais importante cidade do país.

Dando crédito à publicação online electrónica “Carta”, em causa está um cheque de 14 milhões de meticais, passado por Ismail a favor de Dadas, a título de empréstimo. O prazo de devolução do dinheiro venceu, sem que este honrasse o que tinha sido acordado.

Consta que depois de ter fico detido na capital do país, Dudas teria sido levado no passado sábado para a Beira, alegadamente por agentes do SIRNIC, aventando-se a hipótese de ser para o reajuste de contas com o empresário lesado. Todavia, há corrente que pensam tratar-se de um expediente fora dos trâmites institucionais, mas os agentes agindo a saldo particular do empresário queixoso.

Tudo indica, que depois de entendimentos entre ambos, Dudas regressa solto, mas com a garantia de saldar a divida em causa e com garantias seguras. Este caso constitui a ponta do iceberg de como algumas transações financeiras soa feitas e muita das vezes ao arrepio da lei e das normas transicionais de moeda.

 

 

Adicionar comentário

Leave a Reply