Na segunda-feira o presidente da república fez um comunicado à nação em relação aos 100 dias da sua governação. O presidente passou em revista os assuntos conjunturais adversos que marcaram os três primeiros meses da sua governação, nomeadamente a insurgência que grassa os distritos do norte e centro da província de Cabo Delgado, os ataques nas regiões de Manica e Sofala protagonizados pela auto-intitulada Junta Militar da Renamo e o impacto adverso da pandemia da Covid-19. Todos estes factores conjugados impactaram nos planos e programas de governação do presidente. Apesar destes constrangimentos conjunturais, Nyusi elencou os aspectos positivos que se destacaram ao longo deste período nomeadamente, a construção de salas de aulas, a alocação de carteiras, a construção de unidades sanitárias, a construção de estradas, aberturas de fontes de abastecimento de água, criação de cerca de 48000 postos de emprego, dentre outras realizações. Contudo, urge levantar algumas perguntas a meu ver pertinentes:
- A construção das salas de aulas e unidades sanitárias foi iniciada a 15 de Janeiro de 2020 e concluída no período em alusão? Onde e com que fundos?
- A construção de estradas também foi feita em três meses? Com que fundos?
- Em três meses foram criados 48000 postos de trabalho? Em que áreas? Em que regiões?
Estas perguntas são relevantes se considerar-se que:
- O Plano Quinquenal do Governo e o Plano Económico e Social referente a 2020 foram aprovados há 15 dias;
- Por conta do exposto no número 1, não havia um orçamento aprovado;
- Numa altura em que as empresas estão a enfrentar tremendas dificuldades, a encerrar as portas e a despedir em massa, em que sectores específicos e regiões do país estes empregos foram criados?
A comunicação presidencial deve ser esclarecedora e não adensar mais questões! O informe presidencial foi oco, não trouxe substância que é o que todos os moçambicanos estavam a espera de ouvir. É preciso ser-se consequente e impactante quando se comunica, pois assim, não dá!
Nota: Durante o telejornal de hoje 28.04.20, ouvi o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo a justificar a criação dos postos de emprego. Criou mais confusão na sua explicação pouco esclarecedora.
——————–
Se estiver interessado em passar receber o pdf do Jornal O Povo liga para 84 578 4731 envie e-mail para Alexandre.mabasso@jornalopovo.co.mz ou jornalopovo1@gmail.com
Também pode optar por pedir a edição do seu interesse através de uma mensagem via whatsApp (84 578 4731) enviando primeiro, por mpesa, para este numero, 50 meticais.
Adicionar comentário