Preto & Branco

No primeiro trimestre de 2020 Negócios da Vale sofrem impacto reduzido

A produção nos negócios da Vale, no 1º Trimestre de 2020, sofreu um impacto limitado devido à pandemia da Covid-19, refere um relatório da mineradora brasileira divulgado esta quinta-feira em Maputo.

No negócio de Metais Básicos, a empresa reduziu a operação de mineração em Voisey’s Bay, colocando-a em regime de care and maintenance por um período inicial de quatro semanas, posteriormente estendendo esse período por até três meses adicionais, com um impacto de até 6 kt de produção de concentrado de cobre no 1S20 enquanto no negócio de Carvão, a Vale decidiu adiar planos para a manutenção das plantas de processamento de carvão em Moçambique.

O relatório informa que a produção de carvão de 2,0 Mt no 1T20 foi 4,6% superior à do 4T19, com a produção de Março a atingir 918 kt devido ao melhor desempenho mina-usina, apesar dos efeitos climáticos no primeiro trimestre. Com base na produção do 1T20, a projeção anual fica em torno de 8 Mt, sem considerar os impactos da Covid-19 que ainda não podemos prever devido às incertezas e o plano de produção continua condicionado à atribuição de licenças na seção 2b.

Por outro lado, a Vale afirma que não era possível manter este ritmo de produção em Abril findo, uma vez que a mina e o porto atingiram os limites das suas capacidades de armazenamento devido à menor demanda por carvão.

Devido às incertezas decorrentes da pandemia do novo coronavírus, que incluem a já anunciada postergação da reforma da planta de processamento em Moçambique (sem nova data de início), a Vale retira o guidance para a produção de carvão em 2020 e não pode prover novo guidance no momento.

O resultado no 1T20 de US$ -238 foi 7,4% menor que o 4T19, influenciado principalmente pela diminuição do volume de vendas e aumento de custos operacionais.

No entanto, a empresa afirma que está a avaliar continuamente o impacto da pandemia nos seus negócios e divulgará imediatamente qualquer impacto material adicional nas suas operações, cadeia de suprimentos ou demanda de clientes.
Acrescenta no seu relatório que continua comprometida em retomar e estabilizar a produção sob as mais elevadas condições de segurança, implementando acções para garantir a continuidade dos negócios e colaborando proactivamente com a sociedade durante a pandemia da Covid-19. carvão em Moçambique.

Contudo, a Vale diz estar comprometida em apoiar os seus stakeholders e em manter um ecossistema saudável para a sua cadeia de valor, unindo forças para prevenir ou reduzir a disseminação do novo coronavírus em todos os locais onde opera.

Para salvaguardar os seus trabalhadores, negócios e comunidades próximas às suas operações, a Vale reforçou ainda mais as medidas de segurança da empresa.

Com o efeito, desde a segunda quinzena de Março, a Vale implementou um conjunto de acções que incluem: regime de home office para a grande maioria dos seus trabalhadores e de terceiros com funções administrativas; comunicação para toda a empresa sobre o plano de resposta e os procedimentos de prevenção; redução do número de pessoas na mina e nos autocarros para permitir um distanciamento seguro; suspensão de todas as obras civis não essenciais na mina; medição da temperatura corporal nas entradas da mina; implementação de checklist diário e monitoria contínua de possíveis sintomas para toda a força de trabalho.

 

Adicionar comentário

Leave a Reply