Preto & Branco

Presidente do Conselho Municipal de Maputo Inaugurou Um Túnel de Desinfeção Massiva em Xiquelene

Foi na manhã desta sexta-feira que o presidente do Conselho Municipal de Maputo Eneas Comiche procedeu com a inauguração de um túnel de desinfeção massiva na terminal rodoviária de Xiquelene com o objetivo de combater a covid19 que vem seifando vidas em todo mundo.

Comiche revelou a nossa reportagem que neste Quinquênio que agora inicia o Conselho Municipal de Maputo tem como principal prioridade na área de Mobilidade, transportes e transito, promover melhorias no funcionamento do sistema de transportes público e privado.

“Estamos neste âmbito com as seguintes actividades. Organização do Terminal do Museu com vista à melhoria da comodidade dos passageiros pela instalação de abrigos, demarcação de paragens de autocarros com indicação das rotas e tempos de espera através da sinalização gráfica horizontal e vertical e também pretendemos colocar 45 abrigos nas paragens de transporte público. No nosso plano de acção está prevista a construção de 125 abrigos até ao final do presente semestre” apontou a fonte

O presidente foi ainda mais além ao frisar que O governo de Moçambique implementou medidas de prevenção que tiveram profundo impacto sobre diversos sectores de actividade. nos sectores da educação, da restauração ou do comércio se tem assistido a um maior cumprimento, nos transportes estão a ser identificadas dificuldades, ao nível do cumprimento dos limites de lotação dos veículos, da higienização ou utilização obrigatória de máscaras pelos motoristas, cobradores e passageiros, Por outro lado, as medidas aumentam a insustentabilidade económica dos operadores deste importante sector económico.   O Estado de Emergência veio chamar, novamente, a nossa atenção para os problemas do sistema de transporte urbano, pelo que continuaremos a desenvolver esforços para o bom funcionamento deste sector, garantindo não só as condições necessárias para a saúde pública, mas também para a viabilidade económica da actividade.

De realçar que o Conselho Municipal de Maputo realizará 1.372 Palestras nas cinco terminais e 347 paragens, EMTPM, Escola de Condução Especial, EMME, associações de transportadores com o objetivo de demostrar as técnicas correctas de lavagem das mãos, Demostração das regras da etiqueta da tosse e Implementação do distanciamento social bem como a Desinfecção dos lugares e objectos que tocamos constantemente;

Adicionar comentário

Leave a Reply