Preto & Branco

Índice de doação de sangue em baixa no HCM

Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo está preocupado com a falta de doação de sangue desde a confirmação de casos da COVID-19 em Moçambique. O baixo índice de doação de sangue resulta da ausência de potenciais doadores maioritariamente oriundo das escolas e igrejas com propósito de doar para salvar vidas tendo reduzido de 400 para 70 unidades por dia.

Farida Urci directora clinica do HCM revelou a nossa reportagem que antes da pandemia o Hospital tinha cerca de 400 unidades de sangue por dia, mas tudo mudou o cenário neste momento o Hospital tem apenas 70 unidades de sangue por dia o que não tem sido suficiente porque o Hospital tem pacientes que fazem parto via cesariana e pacientes que passam por uma cirurgia e todos precisam de sangue, entretanto nós não temos tido sangue suficiente para os pacientes.

Apesar da crise as cirurgias continuam seu curso normal e, disse ainda que esta redução pode ter consequências para os doentes que necessitam de sangue.

 

Recentemente a mesma unidade beneficiou-se de dois túneis de desinfeção doados pelo hospital privado de Maputo, este equipamento visa desinfetar por completo todos utentes, desde os sapatos, vestuário até as mãos.

Adicionar comentário

Leave a Reply