Preto & Branco

Noites Vermelhas 

Noites vermelhas’ é a nova designação das noites vividas em Moçambique, particularmente no Centro e Sul do país (Maputo). No senso comum, as noites são escuras, sem cor, mas, no nosso belo Moçambique, são vermelhas; pois, a cada manhã, retratam-se assuntos trágicos e inconcebíveis – falo do aniquilamento da vida, esse dom divino que é exterminado de forma espantosa e artística.

Só não afirmo que estamos na Hollywood devido ao nível de desenvolvimento do país. Os grandes pontos de cruzamento de cultura nacional foram transformados em portagens, onde o valor a pagar é o derramamento de sangue, isso na zona centro, por um lado; por outro, a capital do país virou um lugar sem segurança, confiança, esperança e, podemos considerar, sem liderança, pois a lei ou justiça perdeu o poder e controle da situação maléfica que assola o país.

No país, a tensão política tende a aumentar e, de alguma forma, contribui para a expansão da criminalidade, devido à movimentação constante dos soldados, que estariam concentrados e focados na segurança, desenvolvimento e bem-estar do país.   Contudo, votos de dias de paz e alegria no nosso belo Moçambique.

 

 

 

 

Adicionar comentário

Leave a Reply