Preto & Branco

Cavalo faz terapia a crianças deficientes

O Centro ISAMADI Rading Stables que fica no bairro Chihango ao longo da circular de Maputo tem uma área de cinco hectares que funciona desde 2001, conta actualmente com 29 cavalos e instrutores qualificados com circuitos de treino rigorosos.

Rafael Mathe instrutor naquele centro disse a nossa reportagem que este projecto iniciou nos finais da década 90 nessa altura era apenas dois cavalos e gradualmente o número foi subindo até um pouco mais de 40 animais e, em 2014 morreram vinte cavalos por ter sido administrado uma ração infectada que tinha sido fornecido pela Companhia industrial da Matola pelo que o número baixou para 29 animais. Segundo Mathe o centro foi aberto para atender a maior demanda nacional porque na maioria gostam de fazer desporto de cavalo mas não tinham onde praticar a cavalgar e cá estamos nos para receber qualquer interessado não importa a idade, temos dado a indução, uma aula de familiarização para o cliente concluir se vale a pena ou não e caso sim ai temos vários níveis.

Temos recebido crianças deficientes neste local que com tempo tem mostrado melhoria nas articulações, também melhoram a fala temos uma especialista que tem monitorado esta terapia e obviamente têm usado cavalos mais baixos (Ponys), aos fins-de-semana tem havido provas o que ainda atrai a atenção de qualquer um.

O cavalo deve ser treinado a partir dos três anos para não ser rebelde mas sim obedecer e quando atinge 16 anos já encontra-se bem treinado para fazer tudo o que é pedido pela pessoa humana, tem sido recorrente ouvir que o cavalo deixa cair isso acontece pela falta de instrução do animal, questionado acerca do toque lateral pela palma da mão que os atletas tem dado quando iniciam a jornada – Mathe disse que o cavalo gosta de carícias e torno-o seguro amigo do homem.

No passado frequentávamos o centro Hipo do Jardim mas com o incidente de intoxicação dos animais em 2014 andamos reticentes em relação aos locais onde levamos os animais e o tipo de alimentação que fornecemos os animais, veja que temos importado capim da África do Sul devido a qualidade. Para fazer este trabalho é preciso mutilar geneticamente os animais o que permite-lhes ser mais robusto e forte, ter uma regularidade na assistência medica importa referir que cada um consome por dia dois a cinco kg de ração.

Para quem gosta de cavalgar pode aproximar para melhor informar-se temos todo tipo de preços de acordo com as necessidade de cada um.

 

 

Adicionar comentário

Leave a Reply