Preto & Branco

INAE procura estancar a subida dos preços dos produtos nos mercados nacionais

Numa altura em que a economia global está sendo ameaçada pela eclosão do COVID-19 e não só, a Inspeção Nacional das Actividades Económicas (INAE) aperta o cinto em todo território nacional, para desatar a especulação dos preços dos produtos de uso individual e dos produtos da primeira necessidade. A informaç~ao foi expressa hoje na cidade de Maputo em conferencia de imprensa, pela INAE.

Entretanto, no rol das actividades de fiscalização em todo o país, estão a ser fiscalizadas as farmácias com o objectivo de procurar entender do funciomanento das mesmo e o que está acontecer e em simultâneo, persuadir os agentes económicos para assegurar os preços e não haver as subidas dos mesmos.

Segundo Virgínia Muianga Directora Nacional de Indústria, Turismo e Transporte, ontem, foi visitadas 25 farmácias a nível nacional que por sinal é o primeiro trabalho a ser feito por este sector económico e deste trabalho, constatou-se que em algum momento houve subida dos preços dos suplementos da Vitamina-C e dos produtos de higiene do uso individual. Para com esta tarefa, numa primeira fase como já havia se referenciada Muianga, é de persuadir o comerciante para que se aplique o preço inicial.

Muianga avançou que com esta actividade de vista as farmácias no solo moçambicano ainda não apreendeu nunhum produto porque “estamos a ter receção positiva desses agentes económico e nós não estamos apreender os produtos e ainda não avançamos para as segundas medidas”, avançou Virginia Muianga Directora Nacional de Indústria, Turismo e Transporte. Acrescentou igualmente que nas 25 farmácias visitadas foi encontradas produtos fora do prazo nas partilheiras das farmácias.

Em paralelo a fasquia dos produtos básicos aquele que fazem parte da cesta básica, foram reportadas várias situações de subida de preços e com isso, o sector não está alheio do cenário, estando nesse caso no terreno a trabalhar no sentido de estancar a situação.

Adicionar comentário

Leave a Reply