Preto & Branco

MISAU propõe cancelamento do jogo Moçambique – Camarões devido ao coronavírus

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, revelou no dia de 9 de Março, que o seu pelouro pondera propor o cancelamento do jogo Moçambique Camarões, agendado para ter lugar a 30 de Março próximo, devido aos casos de coronavírus detectados na terra dos “Leões Indomáveis”, que a 26 do mesmo mês recebem os Mambas no Stade de la Réunification, em Doula.

Armindo Tiago falava numa palestra que teve lugar na Escola Secundária Francisco Manyanga com objectivo de disseminar informações sobre a prevenção do Covid 19 que registou os primeiros dois casos nos Camarões e três na vizinha África do Sul, totalizando 9 países africanos com casos desta doença.

“Nós vamos analisar profundamente em função da evolução dos casos de coronavírus nos Camarões”, começou por dizer Armindo Tiago para mais adiante afirmar que “muitos países estão a adiar jogos e nós vamos fazer uma análise em função de quantos casos tem os Camarões, em que região estão os casos neste país e qual a intensidade de transmissão, porque em muitos países africanos os casos que estão a registar não têm origem no país, são chamados casos importados, de pessoas que foram para Itália ou para outros países e voltaram com Coronavírus.

Tiago disse ainda que “significa que tem que se provar que o país não tem transmissão local e se ele tiver transmissão local nós vamos propor o cancelamento do jogo. Se não tiver transmissão local e houver provas suficientes que o risco é baixo, aí o jogo possa provavelmente acontecer”.

Os próximos dias serão determinantes para a tomada de decisão sobre o cancelamento ou não deste jogo, por quanto nos Camarões, o primeiro caso é o de um francês de 58 anos que chegou a Yaoundé em 24 de Fevereiro, e o segundo, o de um nativo que esteve em contato com o europeu, de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde Pública.

Os dois estão isolados no hospital central da capital, e o governo garantiu à população que foram tomadas todas as medidas para conter qualquer risco de propagação do vírus.

Adicionar comentário

Leave a Reply