Preto & Branco

Moçambique vence o primeiro ensaio em basquetebol

A selecção Moçambicana de basquetebol sénior feminino fez um ensaio positivo ao vencer, por 56-82, no primeiro jogo de controlo diante do Emlak Konut da Turquia, no estágio que está a observar em Istambul, com vista ao Torneio Pre-Olímpico a ter lugar na Sérvia, de 6 a 9 de Fevereiro próximo.

Diante de um adversário da segunda liga do basquetebol feminino turco, a equipa técnica apostou num cinco composto por Delma Zita (base), Anabela Cossa, Ingvild Mucauro (extremos), Odélia Mafanela e Deolinda Gimo (postes) que conferiram uma boa dinâmica ofensiva no primeiro quarto que terminou em 13-27 para as moçambicanas. Leonel Manhique e Deolinda Ngulela ensaiaram as jogadas ofensivas que permitiram alargar ainda mais a vantagem, no segundo quarto, ajustando a defesa e chegando a uma vantagem de 14 pontos, com 26-40 ao intervalo.

O terceiro período foi o de maior dificuldades para as moçambicanas, na sequência da melhoria do Emlak Konut que foi mais certeiro nos lançamentos, aliás foi nessa etapa que mais jogadoras moçambicanas vindas do banco estiveram em campo, sendo que o quarto terminou com um parcial de 20-13 para as turcas, mas com Moçambique ainda em vantagem, com o marcador a assinalar 46-53.

Na última etapa, a turma da Pérola do Índico voltou a encontrar- se, particularmente no capítulo dos lançamentos exteriores, o que levou a partida a terminar com o resultado de 56-82, favorável para Moçambique.

Izhmit Beledlyespor é o próximo adversário Coube a Amade Mogne, vice- -Presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol e Chefe de Delegaçāo, avaliar esta etapa do estágio e referiu que “tudo está a decorrer dentro das previsões e os jogos estão a acontecer de acordo com a solicitação da equipa técnica”.

Esta quarta-feira, Moçambique volta a fazer mais um jogo de controlo, quando forem 14 Horas de Istambul (15 Horas em Maputo) diante do Izhmit Beledlyespor, equipa do Município de Izmiti, e que é actual quinto classificado da Liga Feminina de Basquetebol da Turquia, a principal divisão da bola-ao- -cesto deste país que acolhe o estágio da selecção nacional.

Adicionar comentário

Leave a Reply