Preto & Branco

Locomotiva na divisão Nilo na liga africana de basquetebol

O Ferroviário de Maputo vai jogar na Divisão Nilo da Basketball África League prova pioneira ao nível do continente africano, organizada conjuntamente entre a FIBA-África e Liga Norte Americana de Basquetebol (NBA), segundo ditou a reorganização feita semana finda em Paris, capital da França, segundo indica nota publicada na página do Facebook do clube “locomotiva”.

Isidro Amade e Milagre Macome, respectivamente Director do Departamento de Basquetebol e treinador da equipa principal de basquetebol, representaram o clube neste evento que terminou sexta- -feira última na capital francesa.

O workshop decorrido em Paris ditou a nova organização da BAL em que agora o Ferroviário foi colocado na Divisão Nilo, juntamente com a Union Monastir da Tunísia, Rivers Hoopers da Nigéria, Patriots do Ruanda, Zamalek do Egipto e FAP dos Camarões.

A Divisão Sahara será compostas pelas equipas do AS Salé Marrocos, GSP Argélia, AS Police Mali, GNBC do Madagáscar, AS Douanes do Senegal e Petro de Luanda de Angola. BAL arranca a 20 de Março.

A prova será disputada em três janelas e a primeira arranca a 20 de Março próximo. Nesta mesma data de arranque, o grupo do Ferroviário concentrase em Monastir, cidade tunisina escolhida para acolher a primeira etapa da Divisão Nilo. A 4 de Abril, o grupo volta a reunir-se desta feita em Lagos, na Nigéria. A última janela nesta fase regular acontece no Cairo, no final do mês de Abril.

Cada grupo apura para os quartos-de-final quatro equipas. A partir desta fase os jogos serão disputados em Kigali, no Ruanda. A “final four” será no mês de Maio. Segundo o LANCEMZ, O Ferroviário vestirá Jordan e encaixa 74 mil dólares. O apuramento para a BAL significa o encaixe financeiro de 74 mil dólares norte-americano (cerca de 4 milhões e 440 mil Meticais), e entrará nos cofres do clube em quatros tranches, mediante o cumprimento dos requisitos definidos pela organização.

Paralelamente à competição, o Ferroviário será vestido pela Jordan, marca desportiva do lendário Michel Jornada, lembre-se, um dos principais patrocinadores da BAL. A equipa de Milagre Macome deve receber nos próximos dias kits de material desportivo disponilizado pela organização.

Adicionar comentário

Leave a Reply