Preto & Branco

Instituto Nacional de Petróleo quer alargar a produção

O instituto Nacional de Petróleo (INP) organizou uma conferencia de imprensa na quinta-feira (05) cujo seu principal objectivo era dar a conhecer o ponto de situação dos diversos projectos do petróleo e gás e as implementações em Moçambique e a integração das empresas moçambicanas nos projectos do petróleo e do gás no país.

Natália Camba diretora do conteúdo local do INP disse que relativamente ao numero de empresas o INP tem três plataformas com destaque para a total com maiores volumes de contratos com cerca de 1400 empresas registradas das 1400 empresas temos cerca de 35% de empresas moçambicanas e 9%que são empresas de propriedade inteiramente moçambicanas que já são fornecedores dos projetos e o resto são empresas estrageiras, a SASOL tem um sistema diferente na sua plataforma que e a ARIBA ela que tem qualificado cerca de 1090 empresas moçambicanas no geral a MRV tem um volume não muito considerável de empresas quase que partilha com o projecto CORAL que tem cerca de 500 empresas registradas das quais cerca de 42 a 43% são empresas moçambicanas.

“Este ano estamos a implementar novos projectos do registro obrigatório do conteúdo local que traz dados certos e mais aprimorados no que concerne ao registro das empresas moçambicanas e nas empresas que estão em C.Delgado para desenvolver as mesmas. Em relação ao número dos trabalhadores que temos cerca de 5800 trabalhadores dos quais 90% são moçambicanos e desses 90% 40% são de C.Delgado. disse Natália Camba.

Carlos Zacarias PCA do Instituto nacional de petróleo disse que espera-se que o ano de 2020 seja muito produtivo em termos de consolidação das actividades de hidrocarbonetos e bem sabido por nos que já somos um país produtor de gás natural e condensado desde 2004 e esperamos que continuemos a consolidar a nossa posição como produtor a nível regional do gás e petróleo condensado.

Estes investimentos são relativamente muitos grandes que levam cerca de 50 bilhões de dólares por isso e necessário verificar estes investimentos para quem quiser investir não diga que ao invés de 10 milhões eu apliquei 12 milhões e como são custos há que lembrar que nos somos um pais novo na área do petróleo e isso e um desafio para nós.

Adicionar comentário

Leave a Reply